A euroAtlantic airways (EAA) vai iniciar em Dezembro operações exclusivas de carga, a bordo de um Boeing 767-300ER Cargo, reconvertido.
A companhia tomou a decisão estratégica da criação de um sector de Carga Aérea, por considerar Portugal, totalmente deficitário neste tipo de equipamentos e este ser um vector de desenvolvimento para a economia do país. Para o Presidente da EEA, Tomáz Metello, as capacidades do B767-300 ER Cargo, servirão para o sector da importação e exportação, de mercados como Portugal, Angola, Brasil e espaço da CPLP em geral.
A nível técnico o aparelho pode, a uma distância de 5.800 Km. (3.100 milhas náuticas), transportar 56.000 Kgs (56 Ton.) de bens e produtos essenciais. Aumentando o raio de acção para 6.900 Km. (3.700 milhas náuticas), o B767-300 ER Cargo mostra apenas uma pequena quebra na capacidade, 51.000 Kgs. (51 Ton.).
De salientar que o Boeing 767-300ER, que a EAA vai receber, foi o primeiro aparelho deste modelo/marca a ser sujeito a uma transformação integral de um equipamento vocacionado para o transporte de passageiros em avião com valências de cargueiro, reconversão que ficou a cargo da IAI -Israel Aerospace Industries.
A oficina israelita, que está licenciada pelo fabricante Boeing para este tipo de intervenções, vai assim entregar à EAA no próximo mês um B767-ER, certificado com a designação BDSF (Bedek Special Freighter), depois de sujeito a profundos trabalhos em toda célula e estrutura. O Presidente do Conselho de Administração da euroAtlantic airways já recebeu da IAI - Israel Aerospace Industries, a confirmação do início dos voos teste no seu novo avião Boeing 767-300ER Cargo, reconvertido, sendo os voos efectuados por pilotos de testes de fábrica.
AMBITUR
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