quarta-feira, 5 de novembro de 2008

BONHOMME VENCE E ARCH É CAMPEÃO MUNDIAL




O austríaco Hannes Arch é o novo campeão mundial da Red Bull Air Race. O piloto, que está na sua segunda época, fez uma temporada memorável e de enorme regularidade, que foi agora coroada com a conquista do título em Perth (Austrália). A oitava e última etapa do Campeonato do Mundo foi ganha pelo britânico Paul Bonhomme

Foi com grande estilo que o fleumático Paul Bonhomme venceu este fim-de-semana a última etapa da Red Bull Air Race World Championship, frente a uma multidão de mais de 200 mil espectadores. Esta foi a quarta vitória da época do britânico, que desde o início foi visto como o grande candidato ao título de 2008 e que chegou à derradeira etapa ainda com hipóteses matemáticas de se sagrar campeão. No entanto, o terceiro lugar de Arch, que depois do triunfo na etapa de Porto/Gaia apenas precisava de um ponto para comemorar a vitória, terminou com as esperanças de Bonhomme, que pelo segundo ano consecutivo teve de se contentar com o segundo lugar no campeonato.

O terceiro lugar do pódio foi ocupado pelo também britânico Nigel Lamb. “Estou muito contente por ter ganho aqui em Perth”, afirmou Bonhomme, que dominou a primeira metade da época. “Este ano cheguei mais cedo a Perth para me aclimatizar, e isso compensou. O avião não está a voar assim tão bem, mas ao menos consegui tirar partido dele aqui.” Já Arch que nos treinos de sexta-feira tinha chocado contra um dos pórticos insufláveis, contabilizou na Austrália o seu sétimo pódio em oito corridas. O austríaco é o primeiro europeu a conquistar o Campeonato do Mundo, depois dos americanos Mike Mangold (2005, 2007) e Kirby Chambliss (2006). Amante dos desportos radicais, Arch admite que o seu historial desportivo pouco ortodoxo, um bom avião, uma equipa de terra forte e o esforço constante para melhorar o ajudaram a surpreender os seus adversários.

“O Paul mereceu ganhar hoje. E eu estou encantado por ter ganho o campeonato”, afirmou Arch, de 41 anos, que não escondeu a emoção quando no pódio se ouviu o hino nacional austríaco. “Tive um avião muito rápido toda a temporada. O segredo foi a consistência. Tive a vantagem de estar atrás do Paul quase toda a época, portanto foi ele quem sofreu a pressão, não fui eu. Mas hoje, admito que acusei a pressão e choquei com um dos pórticos”, admitiu o novo campeão, que já nos treinos de sexta-feira tinha tido o mesmo problema. Na época passada, Arch terminou o Mundial no 10º lugar.

Numa conferência de imprensa bem disposta, tanto Arch como Bonhomme concordaram que este resultado serve para alimentar a discussão durante o defeso sobre quem foi afinal o melhor piloto de 2008: Arch, que é Campeão do Mundo com duas vitórias e 61 pontos ou Bonhomme que com quatro vitórias somou 54 pontos. “Fui eu, claramente”, afirmou Bonhomme. Mas Arch replicou que a avaliação não é assim tão simples. “Não é uma questão de ser apenas o ‘melhor piloto’. É uma questão de tácticas, de avião e de equipa”.

Chambliss, que venceu por duas vezes em 2008, ficou no terceiro lugar da classificação com 46 pontos, enquanto Mangold foi quarto com 44 pontos. O húngaro Peter Besenyei (34 pontos) conseguiu resistir à pressão de final de temporada imposta pelo britânico Steve Jones (33 pontos) e que resultou numa batalha fantástica pelo quinto lugar, enquanto o espanhol Alejandro Maclean saltou do décimo para o oitavo lugar com a quarta posição conquistada em Perth. A sinuosa pista australiana foi benéfica para Lamb e Maclean, que alcançaram os seus melhores resultados do ano.


“Foi fantástico!”, afirmou Lamb sobre o seu segundo lugar, o qual foi em simultâneo o melhor resultado da sua carreira e o primeiro pódio desde o terceiro lugar alcançado em San Diego em 2007. “Eu já estava motivado para a época 2009, e este resultado só vem reforçar essa motivação”, garantiu.

O calendário para 2009 da Red Bull Air Race World Championship será anunciado em breve.


Na Red Bull Air Race World Championship, os melhores pilotos do mundo competem numa série de pistas aéreas de baixa altitude – cerca de 20 metros – através de pilares insufláveis conhecidos como ‘Air Gates’, a velocidades de aproximadamente 370 km/h e com forças que atingem os 12 G.

Classificação 2008

1. Hannes Arch (AUT) 61 pontos
2. Paul Bonhomme (GBR) 54 pontos
3. Kirby Chambliss (EUA) 46 pontos
4. Mike Mangold (EUA) 44 pontos
5. Peter Besenyei (HUN) 34 pontos
6. Steve Jones (GBR) 33 pontos
7. Nigel Lamb (GBR) 30 pontos
8. Alejandro Maclean (ESP) 21 pontos
9. Nicolas Ivanoff (FRA) 19 pontos
10. Michael Goulian (EUA) 16 pontos
11. Sergey Rakhmanin (RUS) 2 pontos
12. Glen Dell (RSA) 0 pontos



RESULTADOS - RED BULL AIR RACE, PERTH

1. Paul Bonhomme (GBR) 9 pontos
2. Nigel Lamb (GBR) 8 pontos
3. Hannes Arch (AUT) 7 pontos
4. Alejandro Maclean (ESP) 6 pontos
5. Nicolas Ivanoff (FRA) 5 pontos
6. Steve Jones (GBR) 4 pontos
7. Peter Besenyei (HUN) 3 pontos
8. Kirby Chambliss (EUA) 2 pontos
9. Mike Mangold (EUA) 1 pontos
10. Michael Goulian (EUA ) 0 pontos
11. Sergey Rakhmanin (RUS) 0 pontos12. Glen Dell (RSA) 0 pontos

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