terça-feira, 21 de abril de 2009

O Campeão Hannes Arch revelou-se imbatível em Abu Dhabi







F1 DOS CÉUS ARRANCOU EM GRANDE ESTILO

Pelo quarto ano consecutivo, a temporada da Red Bull Air Race World Championship arrancou em Abu Dhabi. Com temperaturas acima dos 40 graus, a corrida acabou por confirmar a supremacia do actual Campeão Arch, permitindo também ao “rookie” Matt Hall o seu primeiro momento de glória.

Novas regras, novas localizações, alguns estreantes, aviões cada vez mais rápidos e competitivos e até um novo e revolucionário fato anti-Forças G. A época de 2009 da Red Bull Air Race World Championship arrancou este fim-de-semana na Capital dos Emiratos Árabes Unidos com reforçados motivos de interesse. Quando se assinalam já quatro anos de campeonato (as primeiras corridas datam de 2003, mas apenas em 2005 surge um calendário completo), a etapa de Abu Dhabi apresenta-se como uma clássica da F1 dos céus.

O austríaco Hannes Arch foi sem dúvida o grande protagonista deste primeiro embate, confirmando que a conquista do título mundial ocorrida na derradeira etapa de 2008 não foi um acaso da sorte. Coincidência ou não, o seu grande opositor voltou a ser o britânico Paul Bonhomme, que se viu afastado do lugar mais alto do pódio por uma diferença de 0.89 segundos. Arch tinha ganho o seu primeiro ponto ao vencer as qualificações, mas no dia “D” a liderança foi arrancada a ferros: “Sempre tive dúvidas de que conseguia lá chegar, pois a concorrência não está para brincadeiras e o mais pequeno erro pode deitar tudo a perder. Apostei em dar tudo na última passagem e dei-me bem!”.
A seguir a Bonhomme, que tinha ganho nas águas do Golfo Arábico em 2008, vieram as surpresas da jornada. Pilotos habitualmente do meio da tabela, Nicolas Ivanoff (3º) e o veterano Nigel Lamb (4º) brilharam na sua primeira aparição de 2009, mas verdadeiramente espantoso foi o quinto lugar conquistado pelo Rookie Matt Hall.

O australiano Matt Hall é um dos novatos em cena, tendo deixado para trás 18 anos de piloto da Royal Australian Air Force - onde era até há pouco tempo instrutor Top-Gun - para se dedicar a 100% a esta nova aventura. Com 37 anos de idade, Hall cumpre uma tradição familiar - já que o avô e o pai também foram pilotos. E foi um dos pilotos eleitos para estrear em Abu Dhabi o novo e ultra sofisticado fato anti-Forças G: “este G-Race Suit oferece sem dúvida uma protecção extra para os pilotos e é um passo em frente em relação aos tradicionais sistemas pneumáticos”. E desta forma, a Red Bull Air Race World Championship voltou a fazer história ao introduzir o mais moderno e tecnológico fato de piloto de competição de sempre. Em vez de ar, o fato dispõe de canais de líquido que actuam consoante as forças gravitacionais enfrentadas durante as manobras - o que pode representar um máximo de 12 G. Este fato foi desenvolvido na Alemanha durante o último ano em exclusivo para a Red Bull Air Race.
A próxima etapa da Red Bull Air Race tem lugar em San Diego nos dias 9 e 10 de Maio, ficando novamente para Setembro a passagem da corrida pelo nosso país.

FREE LANCE - Comunicação

CALENDÁRIO 2009 *
Red Bull Air Race World Championship
Abu Dhabi, EAU 17/18 Abril
San Diego, EUA 9/10 Maio
Windsor, Ontário - Canadá 20/21 Junho
Budapeste, Hungria 19/20 Agosto
Porto e Gaia, Portugal 12/13 Setembro
Barcelona, Espanha 3/4 Outubro

RANKING PILOTOS
Red Bull Air Race World Championship
1º Hannes Arch (AUT) 13 Pts
2º Paul Bonhomme (GB) 10 Pts
3º Nicolas Ivanoff (FRA) 09 Pts
4º Nigel Lamb (GB) 08 Pts
5º Matt Hall (AUS) 07 Pts
6º Sergey Rakhmanin (RUS) 06 Pts
7º Mike Mangold (EUA) 05 Pts
8º Alejandro Maclean (ESP) 04 Pts
9º Kirby Chambliss (EUA) 03 Pts
10º Peter Besenyei (HUN) 02 Pts
11º Matthias Dolderer (ALEM) 01 Pt
12º Glen Dell (RAS) 0 Pts
13º Yoshihide Muroya (JAP) 0 Pts
14º Michael Goulian (EUA) 0 Pts
15º Pete McLeod (CAN) 0 Pts

Sem comentários: