terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Novas medidas de segurança nos voos para os EUA

Presstur
Os passageiros dos voos para os Estados Unidos vão ter que permanecer sentados nos seus lugares na última hora da ligação, está a noticiar o “New York Times”, que diz tratar-se de uma das medidas de reforço de segurança na sequência do atentado ontem contra um avião da Northwest quando fazia a aproximação ao aeroporto de Detroit.
O jornal diz que essa é uma das medidas decretadas pela Transportation Security Administration (TSA) e cita a informação publicada no site da Air Canadá.“Entre outras coisas, durante a última hora do voo os clientes devem permanecer sentados”, diz a informação citada pelo jornal, que acrescenta ainda que não poderão aceder à bagagem de mão nem ter “no regaço” objectos pessoais.
A secretária norte-americana da Segurança Interna já tinha avisado que os passageiros não deveriam estranhar um incremento das medidas de segurança.
Segundo as agências internacionais também os aeroportos e as companhias aéreas europeias têm-se apressado a reforçar as medidas de segurança.
Uma dessas notícias diz que as autoridades no Reino Unido, França, Itália, Espanha e Holanda reforçaram as revistas aos passageiros ou outras medidas de segurança.
A BAA, que gere Heathrow, maior aeroporto europeu e designadamente em ligações com os Estados Unidos, indicou que as companhias reforçaram a segurança e que os passageiros devem prever maiores demoras.“Os passageiros que viajam para os Estados Unidos devem esperar que a sua companhia aérea aplique revistas de segurança adicionais antes do embarque”, diz um comunicado da BAA.
Um porta-voz da Aeroports de Paris, citado também pela imprensa internacional, confirmou que as autoridades norte-americanas solicitaram vistorias mais cuidadas às bagagens e aos passageiros.
Segundo esse porta-voz, foram “instruções dos Estados Unidos”, recebidas ontem à noite e que foram enviadas para todo o mundo, mas fica ao critério dos aeroportos e companhias aplicá-las.
De acordo com a mesma notícia, a British Airways está a informar que nos voos para os Estados Unidos os passageiros apenas podem ter um volume de bagagem de mão.
Já ontem, poucas horas depois do incidente a bordo do voo da Northwest de Amesterdão para Detroit, as autoridades norte-americanas estavam a anunciar um reforço das medidas de segurança e um porta-voz da Casa Branca indicou que o Presidente Obama, informado do sucedido, “deu instruções para que sejam tomadas todas as medidas apropriadas para aumentar a segurança do transporte aéreo”

Sem comentários: