quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Vueling deixa rota Lisboa-Madrid


Presstur
A low cost espanhola Vueling, que em 2007 foi a 7ª maior companhia aérea a operar voos de e para Lisboa, já não permite reservas no seu site para a rota entre Madrid e a capital portuguesa, a partir de 30 de Outubro. Até ao fim de Julho, a Vueling era a companhia que tinha a maior queda de tráfego no aeroporto de Portela, estando abaixo do ano passado em 50 mil passageiros.

Numa simulação de reserva no site da companhia aérea só é possível escolher datas até 30 de Outubro, não sendo dada a hipótese de escolher além desse dia.
Ao tentar escolher uma data em Novembro, dentro do separador de horários de voos, surge uma mensagem a dizer que "a reserva de bilhetes para esta rota ainda não está disponível. Por favor tente dentro de dias" o que não acontece por exemplo se se escolher Barcelona, onde aparecem os horários nos meses seguintes a Outubro.
O contacto com a central de reservas também se revelou infrutífero ao tentar efectuar uma reserva em Novembro, mas a pessoa que atendeu disse, ao tentar concluir o pedido que "o sistema não lhe permitia efectuar a reserva e que voltasse a tentar daqui a uns tempos".
O PressTUR contactou a Vueling no sentido de obter um esclarecimento, mas até ao momento não obteve resposta.
A Vueling voa diariamente entre Lisboa e Madrid e foi uma das companhias que teve quebras de tráfego no aeroporto de Lisboa no primeiro semestre deste ano.
A Vueling iniciou a rota entre Madrid e Lisboa em Fevereiro de 2006, ano em que se cotou como a 11ª maior companhia na capital portuguesa, com 196.616 passageiros.
Em 2007, com um crescimento de 68,4%, para 331.115 passageiros, a Vueling foi a sétima maior companhia.
Nesse ano, a sua então rival clickair, “apadrinhada” pela Iberia, somou 169.914 passageiros.
Em 2008, a Vueling entrou em trajectória descendente no Aeroporto de Lisboa, tendo uma quebra do número de passageiros em 16,4%, para 276.916, mas pior esteve ainda a clickair, a qual viria a integrar num processo de fusão de que surgiu a actual Vueling, de que a Iberia é o accionista de referência, ao ter uma quebra do número de passageiros em 37%, para 107.053.
Em 2009, já com a clickair integrada desde Julho, a Vueling teve nova quebra em Lisboa, em 19,3%, para 309.963 passageiros.
Este ano, os dados de tráfego em Lisboa a que o PressTUR teve acesso mostram que a Vueling foi a companhia que teve a maior quebra no semestre, com menos 27,4% ou menos cerca de 43,2 mil passageiros (clique para ver mais: Low cost voam “baixinho” em Lisboa mas TAP faz descolar crescimento do Aeroporto).
Em Julho, a Vueling voltou a ser a companhia a ter a maior quebra de tráfego de e para Lisboa, com um decréscimo do número de passageiros em 24,1% ou cerca de 7,2 mil, para 22.566, com a qual no conjunto dos primeiros sete meses deste ano tem uma queda acumulada do movimento de passageiros em 50,4 mil (-26,9%), para 137.070.
Photo:FPP

Sem comentários: