terça-feira, 16 de junho de 2009

Estreia em Windsor repleta de emoções BONHOMME DE REGRESSO ÀS VITÓRIAS






A estreia da Red Bull Air Race World Championship por terras canadianas juntou perto de 300.000 espectadores. Depois dos pilotos norte-americanos terem brilhado nos treinos e qualificações, o homem da corrida acabou por ser Paul Bonhomme - que passa a deter o record de vitórias na competição.



Objectivamente estamos perante uma nova etapa do calendário da Red Bull Air Race World Championship, com toda a base operacional do evento a ser montada na cidade canadiana de Windsor - situada no estado de Ontário. Mas, para os pilotos a novidade desde último fim-de-semana (13/14 Junho) foi mais relativa, pois o cenário da corrida era já algo familiar. É que o percurso, tal como aconteceu em 2008 na etapa de Detroit, foi montado sobre as águas do Rio Detroit. O rio faz precisamente a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos da América, o que tornou o espectáculo acessível ao público dos dois países!

Em Windsor os ventos fortes e um percurso muito sinuoso composto por quinze obstáculos, incluindo o desafiante “quatro”, exigiram tudo dos 15 pilotos de 12 países que constituem a elite da F1 dos céus. Os primeiros a brilhar foram os norte-americanos, com o Campeão de 2006 Kirby Chambliss a revelar-se imbatível nos treinos e qualificações. Já no dia da corrida o protagonismo acabou por pertencer ao britânico Paul Bonhomme - que beneficiando de uma penalização de dois segundos aplicada a Hannes Arch conquistou a nona vitória da sua carreira. “Esta foi sem dúvida a corrida mais dura que venci e para isso basta observar os tempos que os pilotos da frente fizeram durante a semana. Voei sempre com a sensação de que a qualquer momento podia embater num pórtico, mas para ganhar tive mesmo que andar nos limites, era a única forma e felizmente correu bem!”, confessou Bonhomme no final. O britânico, que concilia a actividade desportiva com a carreira de piloto de linha aérea, fica assim a apenas um ponto da liderança ainda mantida por Hannes Arch - o actual detentor do título - e passa a ser o piloto mais vitorioso de sempre da Red Bull Air Race. Chambliss contentou-se com o último lugar do pódio, que apesar de tudo representa o seu melhor resultado do ano.

A próxima etapa da competição atravessa o Atlântico, para aterrar nos dias 19 e 20 de Agosto na majestosa cidade de Budapeste - a última paragem antes da etapa portuguesa do Porto e Gaia.

CALENDÁRIO 2009 *
Red Bull Air Race World Championship

Abu Dhabi, EAU 17/18 Abril
San Diego, EUA 9/10 Maio
Windsor, Ontário - Canadá 13/14 Junho
Budapeste, Hungria 19/20 Agosto
Porto e Gaia, Portugal 12/13 Setembro
Barcelona, Espanha 3/4 Outubro



RANKING PILOTOS APÓS WINDSOR
Red Bull Air Race World Championship
1º Hannes Arch (AUT) 33 Pts
2º Paul Bonhomme (GB) 32 Pts
3º Nicolas Ivanoff (FRA) 24 Pts
4º Matt Hall (AUS) 19 Pts
5º Nigel Lamb (GB) 18 Pts
6º Mike Mangold (EUA) 18 Pts
7º Sergey Rakhmanin (RUS) 17 Pts
8º Kirby Chambliss (EUA) 13 Pts
9º Peter Besenyei (HUN) 10 Pts
10º Alejandro Maclean (ESP) 08 Pts
11º Michael Goulian (EUA) 06 Pts
12º Glen Dell (RAS) 03 Pts
13º Matthias Dolderer (ALEM) 01 Pt
14º Yoshihide Muroya (JAP) 01 Pt
15º Pete McLeod (CAN) 01 Pt



FREE LANCE - Comunicação

Sem comentários: