Como parte das actividades de comemoração dos 40 anos da Embraer, encontra-se em fase final uma cuidadosa operação de restauro de dois protótipos do avião CBA 123, cuja conclusão é prevista para o próximo mês de julho.
A iniciativa teve início em fevereiro de 2008, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de São José dos Campos, contando com a participação de 36 alunos do curso de mecânica geral. Uma vez restaurados, os aviões serão exibidos em carácter permanente no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro, e no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos, no Estado de São Paulo.
“Esta iniciativa é parte das acções para recuperação da memória histórica da Embraer e o sucesso do trabalho é resultado da dedicação e proficiência dos alunos aprendizes do SENAI”, disse Pedro Ferraz, Director do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. “A experiência é positiva tanto para os alunos, que obtêm uma oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como para a Empresa, que tem o privilégio de conhecer profissionais do futuro e contribuir directamente para a sua formação.”
A restauração do primeiro protótipo, matrícula PT-ZVE, cujo voo inaugural ocorreu em 18 de agosto de 1990, será concluída em julho. O avião será apresentado nas comemorações do 40º aniversário da Embraer, em agosto, antes de ser transferido para as dependências do MAB.
Já a restauração do segundo protótipo, matrícula PT-ZVB, foi finalizada neste mês de maio.
Com interior configurado para 19 passageiros, como previsto no projecto original, o avião inicialmente ficará exposto aos empregados da Embraer na sede da Empresa em São José dos Campos até junho, sendo então transferido para o MUSAL, no Rio de Janeiro.
“Projectos como o restauro do CBA 123 da Embraer são oportunidades valiosas para nossos alunos demonstrarem seu conhecimento, habilidades e atitudes profissionais”, disse o Professor Fernando Gonçalves, Director do SENAI de São José dos Campos.
“Sob a coordenação de profissionais experientes, os alunos ganham vivência em um ambiente industrial e empresarial, complementando as actividades curriculares com trabalhos práticos, dentro de normas e padrões estabelecidos.”
Coordenados por líderes técnicos da Embraer, os alunos se dedicam ao projecto em paralelo à rotina académica no SENAI. As actividades envolvem instrução, treino e acompanhamento dos alunos, que adquirem conhecimentos em fabricação de aeronaves, técnicas de montagem e utilização de ferramentas especializadas. Durante o processo de recuperação, várias partes da fuselagem, cabine e asas precisaram ser reconstruídas com material composto.
Sobre o CBA 123
Um acordo de cooperação no sector aeronáutico entre Brasil e Argentina, em 1987, resultou no desenvolvimento de um projecto em parceria entre a Embraer e a Fábrica Argentina de Material Aeroespacial (FAMA): o CBA 123 (a sigla CBA significa Cooperação Brasil- Argentina), comercialmente denominado Vector.
O CBA 123 foi uma aeronave sofisticada e moderna, que apresentava significativas melhorias em termos de inovações técnicas, velocidade, segurança e conforto.
Equipada com motor tipo pusher instalado na parte traseira da fuselagem, com hélices na parte posterior, a aeronave foi projectada com 19 assentos.
A campanha de certificação contou com dois protótipos e o primeiro voo foi realizado pela aeronave prefixo PT-ZVE no dia 18 de agosto de 1990.
O avançado projecto demonstrou-se incompatível com as expectativas do mercado, que no início da década de 1990 experimentou acentuada crise logo após a primeira Guerra do Golfo, levando à sua inviabilidade económica e consequente cancelamento da produção.
O acordo de cooperação técnica com a indústria argentina foi descontinuado a partir de 1991 e o projecto finalmente encerrado em 1995.
Várias das tecnologias desenvolvidas para o CBA 123, entretanto, foram mais tarde incorporadas ao programa ERJ 145.
EMBRAER
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