quinta-feira, 7 de maio de 2009

Depois do Médio Oriente, a F1 dos céus chega aos E.U.A.




É a única etapa do ano disputada nos Estados Unidos e com uma temporada mais curta, a luta pelos pontos promete ser ainda mais intensa. Sem dúvida, Arch terá um batalhão de opositores este fim-de-semana na escala da Red Bull Air Race World Championship em San Diego!

Depois do arranque no mês passado nos Emiratos Árabes Unidos, a Red Bull Air Race World Championship já se mudou para o outro lado do Mundo e regressou esta semana pelo terceiro ano consecutivo a San Diego. A cidade californiana recebe assim no próximo fim-de-semana a única etapa do mundial agendada para os Estados Unidos, facto que deverá elevar ainda mais as expectativas de público para o evento: em 2008 foram mais de 120.000 os fãs que marcaram presença junto à baia de Embarcadero.

Com Hannes Arch a mostrar que tem todas as condições e forças para revalidar o título de Campeão do Mundo - a vitória em Abu Dhabi não deixou margem para dúvidas - a jornada que se avizinha promete ser tudo menos pacífica!
O britânico Paul Bonhomme está naturalmente entre os favoritos - venceu neste cenário em 2008 - e tudo fará para se livrar do rótulo de eterno número dois. Por outro lado, os pilotos da casa - especialmente Mike Mangold e Kirby Chambliss - estão a contar com o entusiasmo dos seus apoiantes para descolarem na classificação: “Já esquecemos o desaire que foi a passagem pelos Emiratos e contamos com o factor casa para vingar”. Em termos técnicos, as equipas têm neste último mês desenvolvido um grande esforço para diminuir o peso das aeronaves e aumentar a sua potência.

A cumprir a sua quinta época, a Red Bull Air Race World Championship está cada vez mais a afirmar-se como a nova F1 dos céus. As corridas decorrem numa pista com cerca de dois quilómetros repleta de obstáculos que são enfrentados por uma elite de 15 ases da aviação desportiva a cerca de 400 Km/hora. Nas manobras mais apertadas os pilotos sofrem forças gravitacionais que chegam aos 12G, facto que diz bem da exigência da competição. Portugal volta em 2009 a fazer parte do calendário, com o Douro a servir de cenário para a quinta e penúltima etapa.

UM EMMY PARA A RED BULL AIR RACE
Em 2008 toda a dinâmica e espectacularidade da época da Red Bull Air Race World Championship foi transmitida pela televisão para 131 países, chegando a mais de 300 milhões de espectadores. A qualidade deste trabalho de produção televisiva foi agora reconhecida internacionalmente com um prestigiado Emmy. O galardão atribuído pela Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas premeia o programa difundido nos Estados Unidos da América pela Fox Sports Network, que venceu a categoria de “Excepcional Equipa Técnica Remota” em eventos desportivos. Para o CEO da Red Bull Air Race, Bernd Loidl, “foi uma honra receber um Emmy por um desporto com apenas cinco anos e que assim competiu com desportos de longa tradição como os Jogos Olímpicos e a NASCAR

RANKING PILOTOS
Red Bull Air Race World Championship
1º Hannes Arch (AUT) 13 Pts
2º Paul Bonhomme (GB) 10 Pts
3º Nicolas Ivanoff (FRA) 09 Pts
4º Nigel Lamb (GB) 08 Pts
5º Matt Hall (AUS) 07 Pts
6º Sergey Rakhmanin (RUS) 06 Pts
7º Mike Mangold (EUA) 05 Pts
8º Alejandro Maclean (ESP) 04 Pts
9º Kirby Chambliss (EUA) 03 Pts
10º Peter Besenyei (HUN) 02 Pts
11º Matthias Dolderer (ALEM) 01 Pt
12º Glen Dell (RAS) 0 Pts
13º Yoshihide Muroya (JAP) 0 Pts
14º Michael Goulian (EUA) 0 Pts
15º Pete McLeod (CAN) 0 Pts

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