terça-feira, 12 de maio de 2009

Francês Ivanoff obteve em San Diego a segunda vitória CAMPEÃO TRAVADO POR UM PELICANO






Depois de ter sido o melhor nas qualificações, o actual Campeão da Red Bull Air Race World Championship sofreu na final um inesperado choque com um pelicano. Os danos no avião atrasaram Hannes Arch e abriram espaço para a segunda vitória na carreira do francês Ivanoff.

A segunda corrida do calendário da Red Bull Air Race World Championship veio confirmar o actual bom momento que vivem um conjunto de pilotos, num misto de velhas glórias e de novos valores. Com uma assistência de 100.000 espectadores, o defensor do título arrancou da melhor forma este fim-de-semana (9/10 Maio) em San Diego para aquela que foi a única etapa do ano agendada para os Estados Unidos da América.

Com os pilotos norte-americanos - os veteranos e ex-campeões Mike Mangold e Kirby Chambliss - a mostrarem-se incapazes de descolar do meio da tabela, para grande desilusão do público local, a luta final travou-se exclusivamente entre a elite do Velho Continente. O austríaco Hannes Arch arrancou com o pé direito e tal como tinha já acontecido na estreia de Abu Dhabi, dominou as qualificações (obtendo o primeiro ponto da jornada). Tudo parecia correr de feição ao Campeão do Mundo, até que o destino colocou um pelicano em rota de colisão com o seu Edge 540. Resultado, danos num estabilizador horizontal que provocaram alguma perda de controlo nas trajectórias. Antes do acidente, Arch voava incontestado na frente, mas logo a seguir não conseguiu evitar uma penalização de dois segundos: “Tudo estava a correr tão bem, antes de colidir com o pássaro. Foi um episódio de azar, mas no fim não posso deixar de ficar satisfeito por ter conseguido cortar a linha de meta”. Com o terceiro lugar do pódio, Arch mantém o comando da Red Bull Air Race World Championship.

A festa em San Diego acabou por ser francesa, com Nicolas Ivanoff a obter aqui a segunda vitória da sua carreira: “Estou muito feliz, até porque estreei aqui um novo avião”. Além do primeiro lugar, o piloto gaulês rubricou o melhor tempo de toda a corrida. Também com motivos para sorrir, o britânico Paul Bonhomme terminou em segundo lugar, enquanto o “rookie” australiano Matt Hall voltou a brilhar com um honroso quinto lugar da geral.

Depois de San Diego, a Red Bull Air Race World Championship viaja para norte, onde a cidade de Windsor, estado de Ontário, recebe nos dias 13 e 14 de Junho a terceira etapa do ano antes do regresso à Europa.



CALENDÁRIO 2009 *
Red Bull Air Race World Championship
Abu Dhabi, EAU 17/18 Abril
San Diego, EUA 9/10 Maio
Windsor, Ontário - Canadá 13/14 Junho
Budapeste, Hungria 19/20 Agosto
Porto e Gaia, Portugal 12/13 Setembro
Barcelona, Espanha 3/4 Outubro



RANKING PILOTOS APÓS SAN DIEGO
Red Bull Air Race World Championship
1º Hannes Arch (AUT) 23 Pts
2º Nicolas Ivanoff (FRA) 21 Pts
3º Paul Bonhomme (GB) 20 Pts
4º Nigel Lamb (GB) 14 Pts
5º Matt Hall (AUS) 14 Pts
6º Peter Besenyei (HUN) 10 Pts
7º Sergey Rakhmanin (RUS) 10 Pts
8º Mike Mangold (EUA) 10 Pts
9º Alejandro Maclean (ESP) 06 Pts
10º Kirby Chambliss (EUA) 03 Pts
11º Glen Dell (RAS) 03 Pts
12º Matthias Dolderer (ALEM) 01 Pt
13º Yoshihide Muroya (JAP) 01 Pts
14º Michael Goulian (EUA) 0 Pts
15º Pete McLeod (CAN) 0 Pts


FREE LANCE - Comunicação

Sem comentários: